Comunicado da Presidência do STJ


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) comunica que, nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) concluiu o restabelecimento dos sistemas de informática da Corte, proporcionando ao Tribunal da Cidadania que cumpra diariamente o papel destinado a ele pela Constituição Federal de 1988.

O Sistema Integração do STJ, que permite o recebimento e a baixa de processos recursais dos tribunais de justiça do País e dos tribunais regionais federais, já está disponível. Também se encontra em funcionamento o sistema Push, por meio do qual os advogados conseguem receber, por e-mail, informações sobre o andamento de processos que tramitam no STJ.

A STI finalizou, ainda, os trabalhos na rede interna do tribunal, restando somente ajustes pontuais em aplicações administrativas que ainda apresentam instabilidades momentâneas.

Em ofício dirigido ao presidente da Corte, o ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça, informa a abertura de inquérito policial para apuração do ataque hacker à rede de tecnologia da informação do STJ, bem como o compromisso de manter o Tribunal sempre informado sobre a evolução da investigação.

Por último, vale ressaltar que a Polícia Federal segue com a apuração dos efeitos do ataque hacker, inclusive quanto à extensão do acesso aos arquivos, bem como sobre eventual cópia de dados. A investigação corre em sigilo.

O restabelecimento dos sistemas foi executado pela equipe da STI do STJ, com a assessoria das empresas Microsoft e Atos, e, ainda, com o apoio do Comando de Defesa Cibernética do Exército brasileiro e do Serpro.

Ministro Humberto Martins
Presidente do STJ/CJF

Posted in Notícias - Caposoli Advocacia.