Crise exige união dos três poderes, diz presidente do STJ ao receber homenagem do Legislativo capixaba


​​"Precisamos da união do Legislativo, do Executivo e do Judiciário no sentido de promover cada vez mais um Brasil humano, solidário, fraterno, justo e com oportunidade para todos", defendeu nesta quarta-feira (16) o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, ao receber pessoalmente a Comenda Domingos Martins.

A mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Espírito Santo homenageia personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado. A outorga da comenda ocorreu em julho, por videoconferência. A entrega pessoal foi feita pelo vice-presidente da Assembleia, deputado estadual Marcelo Santos.​​​​​​​​​

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, entrega a comenda ao ministro Humberto Martins. | Foto: Emerson Leal / STJ​

Também estiveram no encontro para prestigiar ornministro Humberto Martins a procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo,rnLuciana Andrade; o procurador-geral do estado, Rodrigo de Paula; o líder darnbancada capixaba no Congresso, deputado federal Da Vitória; os juízes auxiliaresrnda Presidência, Sergio Ricardo de Souza (TJES), Alexandre Chini (TJRJ) e SandrarnSilvestre (TJRO); o secretário-geral da Presidência, Jadson Santana; orndiretor-geral do STJ, Marcos Cavalcante, e outras autoridades.​

Responsabil​​idade

O presidente do STJ afirmou que a comenda reforça o seu compromisso por um Poder Judiciário em constante evolução, não só para o estado do Espírito Santo, mas para todo o país. "Temos de tratar todas as unidades da federação como iguais. Todas têm seus problemas, suas virtudes e seu próprio povo, que precisa de um Judiciário forte", declarou.

Segundo Martins, cabe aos magistrados servir à sociedade por meio de uma Justiça célere, eficiente, transparente e respeitável. "Julgamos as pessoas e interpretamos a lei e a Constituição Federal. Diante de tamanha responsabilidade, deve o verdadeiro juiz pautar a sua conduta por três grandes virtudes: a humildade, a prudência e a sabedoria", completou. 

Sobre a importância de um pacto entre os poderes, Martins destacou que a iniciativa é fundamental para o Brasil superar o atual "período de pandemia, de crise e de ansiedade".

Honr​a

Em nome do Legislativo capixaba, o deputado Marcelo Santos disse ser uma honra homenagear o presidente do STJ.​​​​​​​​​

O presidente do STJ (ao centro) recebeu pessoalmente, na sede do tribunal, a honraria que o Legislativo capixaba lhe outorgou em julho, por videoconferência. | Foto: Emerson Leal / STJ

"É um reconhecimento ao trabalho que o ministro vem desenvolvendo ao longo de toda a sua trajetória jurídica. Nós, do Espírito Santo, ficamos muito honrados em reconhecê-lo como o mais novo comendador do estado", ressaltou o parlamentar.

Ele ainda elogiou o projeto Fale com o Presidente – De mãos dadas: magistratura e cidadania, que atendeu mais de 30 cidadãos neste ano.

"Isso mostra que o STJ está mais próximo da sociedade", observou o deputado, que recebeu das mãos do ministro Humberto Martins uma medalha alusiva aos 30 anos de instalação da corte, celebrados em 2019.

Posted in Notícias - Caposoli Advocacia.