Presidente do STJ prestigia comemoração do aniversário de 200 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco


EECaptura de Tela (6241).jpg

O ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), participou, nesta segunda-feira (8), da solenidade de comemoração dos 200 anos de criação do Tribunal de Relação de Pernambuco, o atual Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE).

Por videoconferência, o presidente do STJ enfatizou que o histórico dos magistrados e servidores da corte pernambucana sempre foi marcado pela dedicação ao direito, ao serviço público e à sociedade brasileira.

"São pessoas que pugnam pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária, fincada nos valores supremos do Estado Democrático de Direito", ressaltou.

Em 2008, o ministro Humberto Martins foi agraciado com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, a maior condecoração do TJPE.

Discu​rsos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, também participou do evento on-line. Ele lembrou que o Tribunal de Justiça pernambucano é o quarto mais antigo do país. "O Tribunal do Recife tem, na sua essência, uma visão histórica muito importante para a ciência do direito", destacou.

O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, enalteceu a trajetória da corte estadual no cumprimento de sua missão constitucional com independência e altivez.

"O Tribunal de Justiça é fruto de uma construção coletiva. Resistiu aos desgastes do tempo e continuará se projetando no futuro, desafiando turbulências e instabilidades políticas, sociais, econômicas e, na atualidade, de saúde pública", declarou o magistrado.​

Posted in Notícias - Caposoli Advocacia.