Terceira edição do programa “Quer saber?” aborda o marketing de emboscada


A terceira edição do programa Quer saber?, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), traz como tema central o marketing de emboscada – estratégia utilizada por empresas concorrentes de patrocinadores oficiais de eventos esportivos, culturais ou sociais em razão do interesse de consumo gerado nas pessoas durante esses eventos.

Criado pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, o Quer saber? é transmitido pelo canal do STJ no YouTube, onde também estão disponíveis as edições anteriores do programa.

Nesta semana, a convidada é a representante do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), Juliana Albuquerque, que fala sobre as duas modalidades do marketing de emboscada – por associação e por intrusão.

O marketing de emboscada por associação ocorre quando há o aproveitamento indevido de uma empresa não patrocinadora, pelo uso de símbolos, imagens ou mascotes para obter vantagem publicitária e comercial. Já a intrusão, explica Juliana Albuquerque, "está relacionada a invasão de transmissão ou espaço editorial de meio de comunicação. Ela pode vulnerar os direitos de exclusividade de patrocinador oficial ou de transmissão daqueles que financiaram a realização do evento".

Posted in Notícias - Caposoli Advocacia.